O enviado especial para o clima do governo dos Estados Unidos, John Kerry, se reuniu com senadores brasileiros no final da manhã desta terça (28), para discutir medidas ambientais e de combate ao desmatamento. Foram dois encontros com parlamentares como Tereza Cristina (PP-MS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Espiridião Amin (PP-SC), entre outros, e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Kerry tem também uma reunião bilateral com a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, e membros do ministério, Ibama e ICMBio à tarde.
Durante a reunião com os senadores, pela manhã, a senadora Tereza Cristina disse que foi uma conversa “bem produtiva”, que discutiu a participação dos Estados Unidos no Fundo Amazônia e outros temas.
“Reunião entre senadores e o assessor especial do governo dos EUA para o clima, John Kerry, foi bem produtiva. Além do Fundo da Amazônia, Brasil e Estados Unidos têm uma parceria antiga e ampla. Somos os maiores produtores de alimentos do mundo. Oportunidade para fortalecer novos e antigos laços”, disse em uma postagem no Twitter.
Já Rodrigo Pacheco não comentou como foi a reunião com o representante do governo norte-americano.
John Kerry está no Brasil desde domingo (26), em uma viagem como uma preparação para a visita do presidente Joe Biden ao Brasil, segundo disse a embaixadora Elizabeth Gagley. O enviado especial para o clima se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin, na segunda (27), e garantiu que vai trabalhar junto ao governo americano para encaminhar recursos ao Fundo Amazônia.