A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) classificou como “inaceitáveis” as declarações do presidente Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A entidade divulgou uma nota de repúdio nesta sexta-feira (6) por considerar as falas de Bolsonaro “mensagens distorcidas”. Na manifestação, os juízes federais demonstraram apoio ao presidente do STF, Luiz Fux. A informações foi divulgada pelo jornal O Globo.
Após criticar os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, Bolsonaro afirmou na última quinta-feira (5) que poderia atuar fora “das quatro linhas” da Constituição. O chefe do Executivo é alvo de ações no Supremo e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido por Barroso.
“A liberdade de expressão não autoriza que sejam proferidas ameaças às instituições ou a seus integrantes, tampouco ilações e calúnias contra quaisquer pessoas, sobretudo magistrados no cumprimento do seu dever constitucional”, diz a nota.
Os magistrados ressaltaram que atritos entre os poderes da República gera “insegurança institucional”. A Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) também divulgou nota em defesa dos ministros do STF.