Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Assessor da Presidência

Justiça absolve Filipe Martins por suposto gesto racista durante sessão do Senado

Filipe Martins, assessor do Planalto, aparece em vídeo durante sessão fazendo gesto com as mãos. (Foto: Reprodução/TV Senado.)

Ouça este conteúdo

A Justiça Federal absolveu o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins, por fazer um suposto gesto alusivo a movimentos racistas de supremacia branca durante uma sessão no Senado. O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, considerou improcedente a denúncia protocolada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Martins.

O magistrado acatou o argumento da defesa e apontou ausência de provas e de justa causa para ajuizar uma ação penal. Para o juiz, havia apenas a interpretação “da autoridade policial e do Ministério Público Federal, que, conquanto mereçam todo respeito, não possuem força probatória em si".

De acordo com o advogado de Filipe Martins, João Manssur, "não há como se presumir que o sinal feito pelo Filipe teria alguma conotação relacionada a uma ideologia adotada por grupos extremistas, e inexistem elementos contextuais que demonstrem tal intenção criminosa".

“Em verdade, o Ministério Público Federal presume que o Denunciado portou-se com o fim de exprimir mensagem de supremacia da raça branca sobre as demais. Dita versão tem o mesmo valor probante daquela afirmada pelo Acusado - a de que estava "passando a mão no terno e depois arrumando sua lapela, para remover os vincos" -, a saber, nenhum”, escreveu Bastos na decisão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.