Suspeitos são investigados pelos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e Dom Philips, na região do Vale do Javari, na Amazônia
Suspeitos são investigados pelos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e Dom Philips, na região do Vale do Javari, na Amazônia| Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real

A Justiça Federal converteu em preventiva – sem data para acabar – as prisões de Amarildo da Costa Oliveira, o "Pelado"; Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como "Dos Santos"; e Jeferson da Silva Lima, conhecido "Pelado da Dinha". Os três são principais suspeitos pelos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e Dom Philips, na região do Vale do Javari, na Amazônia, no início de junho.

A decisão também afetou Rubens Villar Coelho, o "Colômbia". Ele havia sido preso em flagrante por uso de documento falso nesta quinta-feira (7). De acordo com a Polícia Federal, ele é apontado e investigado como um dos financiadores da pesca ilegal em terras indígenas e tem ligação com Amarildo, o "Pelado", que confessou o crime e indicou o local onde os corpos foram enterrados.

A expectativa agora é de que os presos sejam transferidos para Manaus, onde permanecerão à disposição das autoridades policiais e da Justiça Federal. A PF ainda investiga a suposta participação de mais cinco pessoas na ocultação dos corpos.