Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, descartou aliança do partido na eleição presidencial deste ano| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab, definiu como “correta” a decisão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de apoiar a recondução do deputado Arthur Lira (PP-AL) ao comando da Câmara em 2023. Para o líder do PSD, o congressista alagoano “tem perfil pragmático”.

“Acho que apoiar o Lira é uma decisão correta, porque ele mostrou ao longo dos últimos tempos que é cumpridor e tem perfil pragmático. Lula vai iniciar o seu governo de maneira diferente de Bolsonaro, que começou sem alguma base 4 anos atrás. Com os partidos que estiveram na sua coligação, mais outras siglas como PSD e MDB, já conseguirá sair com aproximadamente 250 deputados ao seu lado”, disse em entrevista ao jornal O Globo.

Nacionalmente o PSD tem construído consenso para integrar a base de Lula no Congresso Nacional a partir do próximo ano. Paralelamente, Kassab foi anunciado como Secretário de Governo do Estado de São Paulo, e será uma dos aliados do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador eleito com apoio de Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

Ainda de acordo como Kassab, Lula busca "uma tranquilidade política", ao fechar com Lira. “Além disso, com a ascendência que Lira tem no mundo do Centrão e o compromisso de governabilidade que está estabelecendo com Lula, alcançará 300 parlamentares nas votações que vão ocorrer”, completou o dirigente partidário, que defende que Lula não está refém do centrão. Para ele, o que Lula busca é uma tranquilidade política.