A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry.| Foto: Reprodução/YouTube/TV Brasil Gov.

O enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry, afirmou nesta terça-feira (28) que o governo americano está comprometido em colaborar com o Fundo Amazônia. Kerry fez a declaração ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, após uma reunião para debater o tema.

“Estamos comprometidos em trabalhar com o Fundo Amazônia, com outras entidades também. Temos o compromisso de trabalhar bilateralmente na área de desenvolvimento e pesquisa, ciência, novos produtos e possibilidades”, disse Kerry. Ele ressaltou que os valores destinados ao fundo pelos EUA precisarão ser aprovados pelo Congresso norte-americano. Kerry disse ainda que espera voltar ao Brasil para visitar a Amazônia ao lado da ministra.

A ministra destacou a importância da cooperação e ressaltou outros instrumentos para conter as mudanças climáticas. “Reconhecemos que o Fundo Amazônia é um dos instrumentos para cooperação. Existem outros instrumentos multilaterais que podem ajudar que façamos as reduções, criemos oportunidades, inclusive que valorizemos o instrumento econômico e de proteção do clima, que é a questão dos créditos de carbono”, disse Marina.