Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Advocacia-geral da União

AGU havia concordado com uso de dinheiro recuperado na pandemia, diz Lava Jato

AGU se movimentou após decisão da 13ª Vara Federal em Curitiba, que acatou pedido da Lava Jato para destinar recursos recuperados no combate à Covid-19.
AGU se movimentou após decisão da 13ª Vara Federal em Curitiba, que acatou pedido da Lava Jato para destinar recursos recuperados no combate à Covid-19. (Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

A força-tarefa da Lava Jato no Paraná afirmou nesta terça-feira (14), em nota, ter ficado surpresa com a ação da Advocacia-Geral da União (AGU) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a União decida sobre a destinação de valores relativos a restituições e multas oriundas de condenações ou acordos de leniência da Lava Jato. Segundo os procuradores, havia "um entendimento prévio" entre o Ministério Público Federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a própria AGU para permitir a destinação dos recursos ao combate ao coronavírus. "A AGU tem liberdade para adotar a posição que entender adequada, de modo independente. Contudo, as ações da AGU causaram surpresa", diz a nota. A Lava Jato explica ainda que a decisão de reverter recursos recuperados pela operação para o combate à pandemia segue recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público, editada em 20 de março deste ano. Cerca de R$ 4,3 bilhões já foram devolvidos aos cofres públicos no decorrer da Lava Jato. Há ainda compromissos de restituição de mais de R$ 14 bilhões.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.