Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Spoofing

Lewandowski manda Justiça compartilhar com Lula mensagens informais da Lava Jato

Lewandowski manda Justiça compartilhar com Lula mensagens informais da Lava Jato
Justiça do DF tem dez dias para compartilhar com defesa de Lula mensagens arrecadadas na Operação Spoofing (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (28) que o Juízo da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal compartilhe com a defesa do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, as mensagens arrecadadas na Operação Spoofing – investigação que mirou o grupo de hackers que invadiu celulares de autoridades, incluindo o ex-ministro Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato.

"Diante da verossimilhança da alegação e tendo em conta o direito constitucional à ampla defesa, defiro, por enquanto, sem prejuízo de providências ulteriores, o pedido deduzido pelo reclamante com fundamento nos arts. 6º , 8º , 77, I, e 139, IV, do Código de Processo Civil, para autorizar o compartilhamento das mensagens informais trocadas no âmbito da Força-tarefa Lava Jato, encontráveis nos arquivos arrecadados ao longo da Operação Spoofing", escreveu o ministro em sua decisão.

Segundo o despacho, o petista poderá ter acesso às conversas que "lhe digam respeito, direta ou indiretamente, bem assim as que tenham relação com investigações e ações penais contra ele movidas na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba ou em qualquer outra jurisdição, ainda que estrangeira". A Justiça do Distrito Federal tem dez dias para cumprir a determinação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.