O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, anunciou que o grupo vai realizar invasões de terra em todos os estados do Brasil durante o mês de abril. A declaração foi feita em um vídeo divulgado no canal do YouTube do movimento na última sexta-feira (7).
“Neste mês de abril, o nosso movimento fará muitas manifestações em defesa da reforma agrária. Haverá mobilizações em todos os estados, em todos os estados, sejam marchas, vigílias, ocupações de terras, as mil e uma formas de pressionar que a lei, que a Constituição seja aplicada, e que latifúndios improdutivos sejam desapropriados e entregues para as famílias acampadas”, afirmou.
As ações fazem parte do “Abril de Lutas”, também chamado de “Abril Vermelho”, realizado em memória do massacre de Eldorado do Carajás, ocorrido em abril de 1996, que resultou na morte de 19 sem-terra.
Segundo Stédile, o MST tem 80 mil famílias acampadas. “A nossa reivindicação é que sejam desapropriados, o mais urgente possível, os latifúndios improdutivos para resolver de maneira emergente o problema das famílias acampadas, mas também criarmos espaço para então produzirmos alimentos saudáveis”, disse.