O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, informou, na noite desta segunda-feira (16), que a segurança do Distrito Federal será reforçada para a posse dos deputados federais e senadores no dia 01 de fevereiro. Segundo Lira, o objetivo é evitar novas invasões como as que ocorreram, no último dia 8, em Brasília. “Nossa preocupação, agora, é com a posse de 513 deputados e 81 senadores”, disse.
O anúncio do reforço da segurança foi dado por Lira durante uma visita ao Batalhão da PM, responsável pelo patrulhamento ostensivo na área da Praça dos Três Poderes. Ele estava acompanhado da governadora em exercício do DF, Celina Leão, e o interventor da Segurança Pública, Ricardo Cappeli.
Lira defendeu um "plano de segurança preventivo bastante rígido" e afirmou que “todo planejamento está sendo cuidado para que não haja nenhum tipo de surpresa”.
A governadora interina do DF afirmou que o governo local estuda ampliar o efetivo do batalhão dos atuais 248 policiais militares para pelo menos 500. “Nossa ideia inicial é dar as condições necessárias e melhorar esta estrutura”, disse Celina Leão.