Ouça este conteúdo
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou nesta quarta-feira (31) a articulação política do Palácio do Planalto para aprovar matérias de interesse do governo. Segundo ele, há uma insatisfação generalizada dos deputados com a falta dessa articulação política. Lira ressaltou ainda que, se a MP que reestrutura os ministérios não for votada ou não for aprovada, a culpa não pode recair sobre a Câmara (MP 1154/23).
Antes da analise, Lira participa de uma reunião de líderes para decidir sobre a votação da MP, informou a Agência Câmara. Segundo ele, ainda não dá para saber se o governo terá votos ou conseguirá votar a proposta hoje. A medida provisória perde a validade a partir de sexta-feira (2).
“Venho alertando dessa falta de ação de pragmatismo na resolutividade do dia a dia, na falta de atenção. Vamos conversar e sentir se a Câmara dará mais uma vez o crédito ao governo”, afirmou Lira. “Se o resultado for de não aprovação e de não votação da MP, não deverá a Câmara ser responsável pela falta de articulação política do governo”, acrescentou.
Lira confirmou que conversou com o presidente Lula por telefone e explicou as dificuldades que o governo tem enfrentado na Câmara. Ele negou ainda que tenha exigido ministérios para aprovar a proposta. “Não há achaque, o que há é uma insatisfação generalizada dos deputados – e talvez dos senadores, que ainda não se posicionaram – com a falta de articulação política do governo, não de um ou outro ministro”, ressaltou.