O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).| Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.

O presidente Arthur Lira (PP-AL) pediu o adiamento da instalação da comissão mista que irá analisar as Medidas Provisórias apresentadas pelo presidente Lula. O início dos trabalhos do colegiado estava previsto para essa terça-feira (4), mas com o esvaziamento da semana e com a solicitação de Lira, o governo aceitou adiar a instalação. As informações são do Poder360.

Segundo o jornal, houve um acordo do Palácio do Planalto com Lira, o qual espera em troca, instalar, de uma vez só, as comissões de 4 MPs depois do feriado. As medidas são a da estruturação administrativa (1.154/23); a Minha Casa, Minha Vida (1.162/23); a do voto de qualidade do Carf (1.160/23); e a do Bolsa Família (1.164/23). Todas as propostas estão pendentes da análise do Congresso e podem caducar em um mês.

A instalação da comissão, que conta com deputados e senadores, ocorre em meio à disputa entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o  presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) sobre a retomada do trabalho dos colegiados que analisam as medidas antes da votação em plenário.