Viagem de Lula à Europa terá encontros com presidente e primeiro-ministro português e a expectativa de protestos em Lisboa.| Foto: Andre Borges/EFE
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu antecipar para a noite desta quinta (20) a viagem a Portugal e Espanha que estava prevista para começar na sexta (21). Segundo a agenda oficial da Presidência da República, a comitiva embarca para Lisboa por volta das 22h da Base Aérea de Brasília, mas o motivo da antecipação da viagem não foi informado pelo Palácio do Planalto.

Segundo informações preliminares divulgadas pelo governo, Lula terá compromissos a partir de sábado (22), com uma cerimônia de boas-vindas na Praça do Império e uma homenagem ao poeta Luís de Camões, a partir das 11h.

Os compromissos oficiais mais importantes para o governo ocorrem logo na sequência, com uma reunião com o presidente português Marcelo Rebelo de Souza e com o primeiro-ministro António Costa, logo depois. No mesmo dia, Lula vai participar de uma conferência que vai discutir temas bilaterais nas áreas política, econômica, tecnologia, mudança do clima e guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Publicidade

No dia 24, Lula e Costa farão uma viagem em um avião KC390, fabricado pela Embraer, que o governo português está comprando unidades.

Entre outros compromissos marcados em Portugal, Lula vai participar de uma sessão solene na Assembleia da República, na terça (25). Há a expectativa de que protestos sejam realizados, principalmente um ato da comunidade de ucranianos em Lisboa, que anunciou a entrega de uma carta de “indignação” às afirmações dadas por ele recentemente sobre o conflito no Leste europeu.

Logo após a reunião, Lula viajará à capital espanhola, onde a agenda ainda está sendo elaborada.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]