Lula pretende anunciar os seus futuros ministros na sede do governo de transição em Brasília| Foto: Lula Marques/PT
Ouça este conteúdo

A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou nesta quinta-feira (8), que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende anunciar os primeiros nomes de seus ministros ainda nesta sexta-feira (9). O anúncio está previsto para as 10h45 no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da transição de governo.

“Ele [Lula] apenas nos disse que pretende anunciar alguns ministros amanhã, ele já falou mais e já conversou”, disse Hoffmann após reunião com o diretório do partido.

A expectativa é de que o petista anuncie seis nomes, entre eles o ministro da Fazenda e o da Defesa, onde o ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-ministro do TCU José Múcio Monteiro são os principais cotados, respectivamente. Nos bastidores, aliados sinalizam que o presidente eleito deve confirmar o nome que vai comandar a pasta das Relações Institucionais, onde o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) é visto como favorito para o posto. Lula deve ainda confirmar os indicados para comandar o Exército, a Marinha e a Força Aérea.

Publicidade

Lula havia afirmado que só anunciaria nomes de ministros após sua diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima segunda-feira (12). Entretanto, o objetivo da nomeação é adiantar e melhorar a articulação entre Defesa, Congresso Nacional e Executivo, antes mesmo da posse.