Lula discursando em comício em Curitiba: petista permaneceu na região Sul e cumpriu agenda em Florianópolis neste domingo (18)| Foto: Eduardo Matysiak/Divulgação / Federação Brasil da Esperança
Ouça este conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) por se apropriar de obras deixadas pelas gestões petistas e acusou o atual governo de não ter conduzido as suas próprias obras. A fala ocorreu neste domingo (18) em um comício em Florianópolis, onde ele também falou que, se eleito, vai "dar um jeito no Centrão" na relação entre o Executivo e os partidos políticos sobre as chamadas emendas de relator.

Lula citou como exemplo de conclusão de obras deixadas pelas gestões petistas a transposição do Rio São Francisco. No sábado (17), Bolsonaro esteve em Pernambuco, em um aceno ao eleitorado nordestino. As obras do "Velho Chico" foram destacadas como parte da estratégia eleitoral do presidente da República.

"Eu queria que nós passássemos a desafiar os 'bolsonaristas' nesses 13 dias para ele mostrar uma obra que o Bolsonaro fez nesse estado. Uma obra que ele fez nessa cidade. Porque eu acabo de fazer uma viagem pelo Pará, ninguém conhece uma obra dele. Acabei de visitar o estado do Amazonas, a única obra dele é o desmatamento e o garimpo ilegal. Acabei de visitar o Maranhão, não tem uma obra dele", declarou Lula.

Publicidade

Em gesto a aliados, Lula disse que vai contar com o apoio de sua base política no Congresso caso vença as eleições. "Se a gente ganhar, a gente vai ter de dar um jeito no Centrão, vai ter que mexer no orçamento secreto, ter de cumprir o salário da enfermagem nesse país, vai ter de melhorar o piso dos professores. Porque se a gente quiser melhorar a educação e a saúde, vai ter de contratar mais gente, e a gente vai ter de pagar", declarou.

O vice do petista, Geraldo Alckmin (PSB), também fez uso da palavra e provocou Bolsonaro. "Cheguei aqui em Floripa bem cedinho e perguntei para dez pessoas qual foi a obra do 'tchutchuca' [em referência ao presidente] aqui em Santa Catarina. Nenhuma. Pior, o que foi feito no país inteiro foi desemprego entre os jovens, mais de 30%, fome, que já tinha ido embora, 33 milhões de pessoas, inflação do café da manhã, do pão, do leite, da manteiga, mais de 30%.