Lula arcabouço
Lula conversou com primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (6) por telefone com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. De acordo com comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores japonês, a conversa durou cerca de 25 minutos.

O presidente brasileiro agradeceu o convite para a participação na reunião do G7, que acontece em maio em Hiroshima, no Japão. Kishida disse que "espera discutir vários assuntos da comunidade internacional" com Lula durante o encontro.

O encontro do G7 deve reunir os líderes de Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. A última participação do Brasil em uma reunião do grupo aconteceu em 2008, durante o segundo mandato de Lula.

Ainda de acordo com o Ministérios das Relações Exteriores do Japão, durante a conversa telefônica, Fumio Kishida e Lula "trocaram opiniões" sobre temas como o leste Asiático, incluindo China e Coréia do Norte, e a situação da guerra na Ucrânia.

Os dois líderes também confirmaram que irão fortalecer sua cooperação na Organização das Nações Unidas neste ano, quando ambos atuarão como membros não permanentes do Conselho de Segurança, e que também "trabalharão juntos" na reforma do mesmo Conselho de Segurança da ONU.