O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou na tarde desta quinta-feira (2) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Lula reafirmou a proposta da criação de um grupo de países que trabalhem pelo fim da guerra da Rússia contra a Ucrânia. No último dia 24, o conflito completou um ano.
“Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém”, disse o petista no Twitter.
Na semana passada, Zelensky afirmou que gostaria de se encontrar pessoalmente com Lula para apresentar a “fórmula para a paz” sugerida pela Ucrânia para encerrar a guerra, com a aplicação da Carta da ONU e a retirada das tropas russas de seu território. “Estou muito interessado no apoio de Lula”, disse o presidente ucraniano na ocasião.
Nas redes sociais, Zelensky comentou a conversa com Lula. "Tive um telefonema com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Obrigado por apoiar nossa resolução das ONU. Destacamos a importância de defender o princípio da soberania e integridade territorial dos estados. Também discutimos os esforços diplomáticos para trazer a paz de volta para Ucrânia e para o mundo", afirmou.