Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Visitas

Lula derruba sigilo imposto por Bolsonaro sobre visitas ao Palácio da Alvorada

Quebra de sigilo afeta 565 registros de entrada na residência oficial da Presidência e abrange o período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da presidência da República, Paulo Pimenta, informou nesta quarta-feira (11) que o presidente Lula (PT) determinou a primeira quebra de sigilo imposta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante sua gestão sobre as visitas recebidas no Palácio da Alvorada. O anúncio foi feito pelas redes sociais.

“Caiu o primeiro sigilo: Após revisão da CGU, por determinação de Lula, o primeiro sigilo de 100 anos determinado pelo governo anterior foi levantado. Trata-se de 565 registros de entrada na residência oficial e abrange o período de dezembro de 2021 a dezembro de 2022”, afirmou Pimenta.

Logo ao assumir o cargo, o novo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Carvalho, teve como missão analisar e revogar no prazo de 30 dias o sigilo de 100 anos impostos pelo ex-presidente. Carvalho vai procurar atender à promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de levar a público os documentos mantidos em segredo. A CGU vai verificar quais atos não têm ligação com dados pessoais e com a segurança nacional.

As decisões de Bolsonaro, segundo o despacho assinado por Lula e publicado no Diário Oficial da União, “desrespeitaram o direito de acesso à informação, banalizaram o sigilo no Brasil e caracterizam claro retrocesso à política de transparência pública até então implementada”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.