O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (10) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não tem nenhuma chance de voltar à Presidência da República”. A declaração foi feita em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN, nos Estados Unidos. O petista afirmou que Bolsonaro é uma “cópia fiel” de Donald Trump.
Questionado se pedirá a extradição do ex-presidente, Lula afirmou que não irá tratar sobre esse tema com seu homólogo americano, Joe Biden. "Não vou falar com o Biden sobre isso, porque vai depender da Justiça brasileira. Eu trabalho com a ideia de que todo mundo tem direito à presunção de inocência. Ele tem direito de se explicar para sociedade. E eu tenho o direito de ser julgado da forma mais democrática possível, da forma que eu não fui. Eu quero para ele a presunção de inocência que eu não tive”, afirmou.
“Eu não vim aqui para falar mal de um presidente que foi uma cópia fiel do que o Trump foi para os Estados Unidos”, acrescentou. Bolsonaro está nos EUA desde 30 de dezembro e já solicitou o visto de turismo, que garantiria sua estadia no país por mais seis meses.