O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou nesta terça (20) que conversou com o presidente russo, Vladimir Putin.| Foto: André Borges/EFE.
Ouça este conteúdo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (20) que conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Nas redes sociais, Lula disse que o Brasil pretende dialogar com “todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz”.

“Conversei hoje com o presidente russo Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países. O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz”, escreveu o presidente eleito no Twitter.

A Rússia deu início a guerra na Ucrânia em fevereiro deste ano. No dia 27 de novembro, o presidente da Rússia afirmou que mantinha um bom relacionamento tanto com Lula quanto com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Logo após o segundo turno, Putin reconheceu a vitória do petista na eleição presidencial.

Publicidade

"Os resultados da votação confirmaram sua alta autoridade política. Espero que, por meio de esforços conjuntos, asseguremos o desenvolvimento de uma cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas", dizia um trecho do telegrama enviado pelo presidente russo a Lula.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]