Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (23) que o novo comandante do Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, pensa “exatamente” como ele. Paiva vai substituir o general Júlio Cesar de Arruda, demitido neste sábado pelo mandatário.
“Eu escolhi um comandante do Exército que não foi possível dar certo [Arruda], e escolhi outro comandante. Tive uma boa conversa com o comandante [Paiva], e ele pensa exatamente como tudo que tenho falado sobre a questão das Forças Armadas”, afirmou o chefe do Executivo.
Lula fez a declaração durante coletiva na Argentina. O presidente participa da reunião de cúpula da Conferência de Países Latino-Americanos e Caribe (Celac). O petista afirmou que “as Forças Armadas não podem estar nas mãos de políticos”.
“Eu penso que todas as carreiras de Estado não podem se meter na política durante o exercício da função. Porque essa gente tem estabilidade, essa gente não pertence a nenhum governo, essa gente pertence ao Estado brasileiro, portanto eles precisam aprender democraticamente”, afirmou.