O presidente Lula se reuniu com os governadores nesta sexta-feira (27) no Planalto.| Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República.
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os governadores das 27 unidades federativas do Brasil assinaram nesta sexta-feira (27) uma carta em defesa da democracia. O documento foi batizado de “Carta de Brasília” e foi divulgado após a reunião realizada no Palácio do Planalto nesta manhã.

“A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira”, diz a carta divulgada pelo Planalto. A manifestação ocorre quase 20 dias após os atos de vandalismo ocorridos nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Lula e os governadores anunciaram ainda a criação de um Conselho da Federação para “definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelos entes federados”. A entidade será formada por representantes da União, dos estados e dos municípios.

Publicidade

A União e os estados afirmaram que pretendem “resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos” que favoreçam o desenvolvimento regional. “Todos os nossos esforços serão orientados pela agenda do desenvolvimento para superarmos o desemprego, a inflação, a fome e a pobreza em uma agenda integrada e negociada permanentemente”, diz o documento.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]