O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (26), por telefone, com o presidente da França, Emmanuel Macron. Em nota, o Palácio do Planalto informou que a conversa durou mais de uma hora. Os dois falaram sobre democracia, meio ambiente e o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
“Fiz um convite [a Macron] para vir ao Brasil, para aprofundarmos nosso trabalho conjunto contra as mudanças climáticas, no combate à fome e pela defesa do meio ambiente”, disse o presidente brasileiro no Twitter. Também pelas redes sociais, Macron afirmou que reiterou o apoio da França após os ataques à democracia brasileira.
Outro ponto abordado na ligação foram os esforços para a conclusão das negociações do acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul. Segundo o governo, Lula convidou o mandatário francês para visitar o Brasil e conhecer o estaleiro em Itaguaí (RJ), onde estão sendo construídos os submarinos convencionais e o submarino a propulsão nuclear, fruto da cooperação bilateral entre França e Brasil.
Na próxima segunda-feira (30), o presidente vai receber o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Brasília. A expectativa é que o acordo Mercosul-UE e as discussões sobre mudanças climáticas estejam entre os principais assuntos da visita. Antes de vir ao Brasil, Scholz deve visitar Argentina e Chile.