Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Governabilidade

Lula encontra ministra do Turismo que abriu primeira crise no governo

Lula Daniela Carneiro
Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, foi pivô da primeira crise ministerial do novo governo de Lula, em janeiro. (Foto: Andre Borges/EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião reservada com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), na tarde desta terça (7) no Palácio do Planalto, de acordo com a agenda oficial. O encontro ocorre um dia depois de Lula decidir manter o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), no cargo mesmo sob denúncias de conduta irregular.

A pauta da reunião com Daniela Carneiro não foi divulgada. No entanto, assim como Juscelino, a ministra também é protagonista de uma crise na Esplanada dos Ministérios – foi pivô da primeira, ainda no começo do novo governo, em janeiro.

Segundo apuração, Daniela Carneiro e o marido Waguinho (União Brasil), prefeito do município de Belford Roxo (RJ), teriam uma suposta ligação política com a milícia na Baixada Fluminense através do o ex-policial militar Juracy Alves Prudêncio, o “Jura”. Ele foi condenado e preso sob acusação de ter chefiado uma milícia na região, citado no relatório final da CPI das Milícias da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em 2008.

Há, ainda, a suspeita de que a ministra teria usado irregularmente recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) durante a campanha eleitoral do ano passado que a reelegeu à Câmara dos Deputados. De acordo com uma apuração citada pelo deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), Daniela teria gasto R$ 1,09 milhão em duas gráficas que não funcionam nos endereços informados à Junta Comercial e à Receita Federal.

Filiados ao União Brasil, Daniela e Juscelino fazem parte da cota de negociação do partido para a governabilidade de Lula, que mantém uma relação próxima principalmente por conta dos votos na Câmara dos Deputados – a terceira maior bancada, com 59 parlamentares, atrás apenas do PL (99) e do PT (69).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.