Durante sua passagem pelo Rio Grande do Norte, na terça-feira (24), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o legado deixado por Getúlio Vargas no Brasil está sendo destruído. O petista fez a referência, durante discurso em Natal, por ocasião dos 67 anos da morte do ex-presidente, ocorrida em 24 de agosto de 1954. “Hoje o trabalhador às vezes pensa que é microempreendedor, ele quase voltou a ser escravo. Não tem mais férias, não tem 13º salário, se ele se machucar não tem auxílio saúde”, disse Lula, afirmando que Vargas abriu caminho para muitas gerações. “É importante recordar a ousadia e o compromisso de Getúlio com a soberania nacional”, disse.
Para Lula, “as forças” que derrubaram Getúlio atuam hoje contra o desenvolvimento do Brasil, destruindo tanto o seu legado quanto as conquistas alcançadas durante os governos do PT. “Quando vocês verem o preço da gasolina ou uma mãe de família sem dinheiro pra comprar um botijão de gás, lembrem que esse país pode e precisa ser do tamanho dos sonhos de Getúlio".
Nas redes sociais, o petista também fez uma deferência a Getúlio, afirmando que demorou para entender a importância dele. “Há 67 anos Getúlio Vargas dava um tiro no coração. Eu nasci no movimento sindical, era crítico de Getúlio, demorei muito tempo pra entender a importância dele. Um homem que foi responsável pela consolidação dos direitos trabalhistas do povo desse país”, disse.