Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nova política de defesa

Brasil “ressuscita velhas rivalidades”, diz Lula sobre risco de conflitos na América do Sul

Para Lula, objetivo da nova política de defesa nacional deveria ser “recuperar a soberania” do Brasil e não resgatar antigas rivalidades com países vizinhos.
Para Lula, objetivo da nova política de defesa nacional deveria ser “recuperar a soberania” do Brasil e não resgatar antigas rivalidades com países vizinhos. (Foto: Miguel Schincariol/AFP)

Ouça este conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera “alarmante” que a nova política nacional de defesa (PND) do Brasil "ressuscite velhas teorias sobre rivalidades com vizinhos” e que as Força Armadas possam ser usadas para “ações incompatíveis com os princípios constitucionais de não intervenção e autodeterminação dos povos”. O Ministério da Defesa deve encaminhar ao Congresso na semana que vem uma revisão do PND e da Estratégia Nacional de Defesa. O teor dos documentos revela uma preocupação dos militares com futuros conflitos na América do Sul, em especial com um “país ao Norte do Brasil”, numa referência a Venezuela. No Twitter, Lula escreveu que o “objetivo” da nova edição do PND deveria ser “recuperar a soberania” do Brasil. A política de defesa é atualizada a cada quatro anos, conforme determina a Lei 136/2010.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.