O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou na tarde deste domingo (28) Recep Tayyip Erdogan pela nova vitória nas eleições presidenciais na Turquia. O petista desejou um "bom mandato" e afirmou que o presidente turco pode contar com a cooperação do Brasil.
"Cumprimento Recep Tayyip Erdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo", disse Lula no Twitter.
O presidente russo, Vladimir Putin, que também conta com a simpatia de Lula, foi um dos primeiros a parabenizar Erdogan, apesar de a Turquia fazer parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Durante a corrida eleitoral turca, o oponente de Erdogan Kemal Kiliçdaroglu acusou a Rússia de auxiliar a eleição de Erdogan com campanhas em mídias sociais. O presidente eleito vinha aumentando o comércio com a Rússia e estreitando laços com Putin desde o início da guerra na Ucrânia.
"A vitória eleitoral foi um resultado natural de seu trabalho altruísta como chefe da República da Turquia, uma clara evidência do apoio do povo turco aos seus esforços para fortalecer a soberania do estado e conduzir uma política externa independente", disse Putin em mensagem a Erdogan, segundo o Kremlin.