Lula
Ministro diz que Lula pergunta por que o agronegócio não gosta dele e que quer se reaproximar| Foto: André Borges/EFE

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) costuma perguntar por que o agronegócio não gosta dele e que tenta uma reaproximação com o setor mesmo em meio a falas polêmicas. A afirmação foi dada durante participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda (22).

Fávaro foi questionado sobre as sucessivas declarações de Lula contra empresários do agronegócio já desde a campanha eleitoral de 2022 até as mais recentes, em que classificou os organizadores da Agrishow como “fascistas e negacionistas”. Também contou contra a presença de ministros na Feira do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) em São Paulo, há duas semanas.

“O presidente sucessivamente nos pede para estar próximo do agro, quer se aproximar, ele me pergunta por que não gostam dele, o que ele fez”, disse.

Carlos Fávaro admitiu que Lula emite frases “um pouco mais fortes”, mas que “tem que ser respeitado” pelas ações que fez pelo agronegócio nas duas primeiras gestões, entre elas a concessão de crédito com juros de 2,5% ao ano, infraestrutura para escoamento da safra, entre outros.

O ministro disse, ainda, que os empresários do setor têm uma visão do “Lula dos anos 80, quando tinha um viés ideológico muito mais acirrado à esquerda”, que é diferente do que foi eleito em 2002. Fávaro afirmou, ainda, que Lula tem buscado uma “pacificação no campo” e que é a favor da reforma agrária sem a necessidade de invasão, mas sem pronunciar isso publicamente.