O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que será realizada no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro. O anúncio foi feito pela presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann.
A Conferência reúne líderes mundiais para discussões sobre mudanças climáticas. Oficialmente, a delegação brasileira é chefiada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). No ano passado, porém, Bolsonaro não compareceu ao evento, realizado em Glasgow, na Escócia, alegando conflitos de agenda. O presidente enviou um vídeo à COP26.
De acordo com Gleisi, Lula participará do evento integrando a comitiva do Consórcio Amazônia Legal, que reúne governadores da região. O convite foi feito pelo presidente do consórcio, Waldez Góes (PDT), que é governador do Amapá.
No Twitter, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), já havia afirmado que o consórcio está trabalhando pela regulamentação da economia de baixo carbono, e que Lula seria "um reforço fundamental nessa luta para conjugar desenvolvimento econômico com sustentabilidade".