O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber, na tarde desta segunda (30), uma comitiva da Alemanha composta pelo chanceler Olaf Scholz, ministros de estado e empresários alemães, de acordo com a agenda oficial da Presidência da República.
Será uma série de encontros a partir do meio da tarde, com uma cerimônia para a chegada de Scholz no Palácio do Planalto, uma reunião bilateral com o presidente Lula, outra com delegações empresariais alemãs e, à noite, um jantar de Estado no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Além do Brasil, Scholz passou também pela Argentina e Chile, em busca de parcerias estratégicas em energias renováveis, de ecologia e sustentabilidade. "A América Latina possui um potencial inacreditável", disse à Deutche Welle lembrando, ainda, do avanço das negociações comerciais entre o Mercosul e a União Europeia.
A visita de Scholz é a terceira de uma comitiva alemã, que teve também, neste fim de semana, o anúncio de uma doação de R$ 1,1 bilhão do governo alemão para compor parte do Fundo Amazônico e outras ações socioambientais.
Até o fim deste primeiro semestre, Lula deve receber pelo menos outros cinco chefes de governo e de Estado, como o presidente norte-americano Joe Biden em fevereiro, e o presidente português Marcelo Rebelo em abril. O Ministério das Relações Exteriores busca, ainda, uma data para Lula visitar a China.