Lula
Presidente brasileiro participa como convidado da Cúpula do G7 na cidade japonesa de Hiroshima.| Foto: Ricardo Stuckert/Secom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o primeiro compromisso oficial da viagem ao Japão nesta sexta (19) com uma reunião com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, na cidade de Hiroshima. O presidente está na Ásia para participar como convidado da Cúpula do G7.

No encontro com o premiê australiano, Lula discutiu temas como a similaridade da pauta comercial de ambas as nações, como a produção de carne e de minério de ferro, as relações trabalhistas de plataformas de intermediação de serviços, entre outros assuntos. Brasil e Austrália teve um fluxo de negócios de US$ 3,4 bilhões em 2022.

"Desde 2018 não havia encontro entre nossos países. Falamos sobre a ampliação das relações Brasil - Austrália, a Copa do Mundo de Futebol Feminino e recebi o convite para visitar a Austrália", disse Lula nas redes sociais logo após o encontro.

Este foi o único compromisso deste primeiro dia de viagem do presidente, que passa a noite no hotel para se adaptar ao fuso horário japonês – 12 horas a mais de diferença do Brasil. Lula terá uma agenda intensa de reuniões neste sábado (20), com pelo menos seis reuniões bilaterais com chefes de estado, como o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida; o presidente da França, Emanuel Macron; o premiê alemão, Olaf Scholz; e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Ainda no sábado, (20), Lula deve ter um encontro com Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, para discutir uma possível intermediação com o Brasil das negociações para um cessar-fogo da Rússia com a Ucrânia. Há, ainda, a expectativa de que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, participe da Cúpula do G7 no domingo (21), quando a guerra no Leste Europeu será tema de um dos painéis do evento.