O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT classificaram a renúncia de Evo Morales na Bolívia, neste domingo (10), como um "golpe". O petista, que deixou a cadeia na sexta-feira (8) após um ano e meio de prisão, escreveu no Twitter: "acabo de saber que houve um golpe de estado na Bolívia e que o companheiro @evoespueblo foi obrigado a renunciar”. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi na mesma linha: “direita ñ combina c/democracia. Outro golpe na América Latina”. Morales estava no poder há quase 14 anos.
Acabo de saber que houve um golpe de estado na Bolívia e que o companheiro @evoespueblo foi obrigado a renunciar. É lamentável que a América Latina tenha uma elite econômica que não saiba conviver com a democracia e com a inclusão social dos mais pobres.
— Lula (@LulaOficial) November 10, 2019
Direita ñ combina c/ democracia. Outro golpe na América Latina.Tirar Evo da presidência, desconhecer o resultado da eleição e ñ se submeter a outra é típico da elite atrasada, violenta e submissa ao capital. Agora vão tirar os direitos do povo Boliviano. Já conhecemos esse script
— Gleisi Lula Hoffmann (@gleisi) November 10, 2019