O mandatário da Rússia, Vladimir Putin, convidou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para participar na próxima edição do Fórum Econômico de São Petersburgo, em junho, informaram fontes oficiais nesta segunda-feira (17).
Putin transmitiu o convite em carta entregue pessoalmente a Lula pelo ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, que fez uma visita oficial ao Brasil como parte de uma turnê por países latino-americanos.
O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, disse aos jornalistas que o convite será estudado, mas que no momento não é possível dizer se o presidente Lula poderá estar presente no evento.
Lula, de 77 anos, recebeu Lavrov nesta segunda-feira para uma “visita de cortesia”, após o ministro russo ter realizado uma reunião oficial com o chanceler brasileiro.
Segundo Vieira, Lula e Lavrov “não entraram em questões de guerra”, em referência à invasão militar russa da Ucrânia, mas sim “em questões de paz”, em meio aos esforços do presidente para encontrar uma “solução negociada” para o conflito, que se arrasta desde 24 de fevereiro de 2022.
O Brasil tem mantido uma posição de neutralidade desde o início da guerra e rejeitou a imposição de sanções impostas ao governo russo pelos países ocidentais.
“O Brasil quer promover a paz e está pronto para discutir com um grupo de países ou juntar-se a um grupo de países que estejam dispostos a falar de paz”, disse Vieira.