Lula e a embaixadora dos EUA, Elizabeth Bagley.| Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República.
Ouça este conteúdo

A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, afirmou nesta sexta-feira (3) que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre mudanças climáticas e democracia durante uma reunião no Palácio do Planalto. Bagley disse que foram tratados temas que devem estar em pauta durante a viagem de Lula à Washington, no dia 10 de fevereiro, informou a Agência Brasil.

"Nós falamos sobre assuntos que serão discutidos na reunião de 10 de fevereiro, como mudanças climáticas, direitos humanos, democracia e atos de fragilidade e os ataques à democracia, não só no nosso país ou no Brasil, mas também no resto do mundo. O presidente Lula falou bastante sobre a questão do crescimento econômico", disse a embaixadora.

Bagley afirmou ainda que os Estados Unidos têm trabalhado com o Congresso Nacional para promover temas como direitos dos povos indígenas e a promoção da igualdade racial. Lula recebeu as credenciais de nove novos embaixadores no Brasil. As cerimônias reservadas começaram às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Publicidade

Além de Bagley, estão habilitados para despachar no país os representantes do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq; da China, Zhu Qingqiao; da Síria, Rania Al Haj Ali; do Zimbábue, Meshack Kitchen; de El Salvador, Luis Oswaldo López Álvarez; da República Tcheca, Pavla Hvrlíková; das Filipinas, Joseph Angeles; e da Turquia, Halil Ibrahim Akça.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]