O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quarta-feira (25) a medalha “Más Verde”, em Montevidéu, capital do Uruguai. O prêmio é concedido em reconhecimento pela atuação em defesa do meio ambiente. A homenagem foi oferecida pela prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse. Mais cedo, Lula se reuniu com o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou.
Durante o discurso no evento, Lula voltou a defender que o Brasil tem que ser generoso com aliados. “O Brasil tem que ser muito generoso com seus aliados. Por ser a maior economia do continente, o mais industrializado, por deter mais conhecimento científico e tecnológico e por ter a maior população, o Brasil tem que cuidar com muito carinho das suas relações com os países amigos”, afirmou.
Lula disse que sua “relação como chefe de estado brasileiro é tratar com respeito o chefe de qualquer estado”. Após a cerimônia, o presidente cumprimentou apoiadores e defendeu a união da América Latina e da América do Sul. Nesta tarde, o chefe do Executivo ainda vai se encontrar com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.