O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma publicações no Twitter relembrando trechos de sua diplomação em 2002, quando foi eleito para seu primeiro mandato como presidente da República. “Eu me emocionei muito na minha primeira diplomação como presidente em 2002. Amanhã viveremos juntos essa emoção mais uma vez”, escreveu o petista. Na postagem, feita na noite de domingo (11), Lula publicou o trecho do ato daquele ano, onde chora ao ser diplomado pela primeira vez.
“Eu que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho como meu primeiro diploma o de presidente da República do meu país”, discursou Lula, bastante emocionado, sendo em seguida abraçado pelo então ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nelson Jobim.
Em meio a um forte esquema de segurança, Lula será novamente diplomado nesta segunda-feira (12) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como o próximo presidente da República. A solenidade, marcada para as 14h, é um ato formal que atesta que o petista está apto para assumir o cargo em 1º de janeiro, quando tomará posse. Mas o rito também abre o prazo legal para que sejam apresentadas ações de cassação de Lula devido a supostas irregularidades que tenha cometido. Na mesma cerimônia, Geraldo Alckmin (PSD) será diplomado como vice-presidente.