O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na manhã desta segunda (5) no Palácio da Alvorada, para discutir a articulação do governo com os parlamentares.
O encontro, que não estava registrado nas agendas oficiais, durou em torno de uma hora e ocorreu após o governo ter tido dificuldades em votações na Câmara, como a que reorganizou as atribuições dos ministérios já quase no fim do prazo de validade da medida provisória.
A crise entre os dois presidentes já se arrasta há semanas e, na última quarta (31), Lira se esquivou de qualquer responsabilidade se o governo perder votações se o presidente Lula não participar ativamente da articulação com os deputados. “Precisa andar com as próprias pernas”, disse o presidente da Câmara após a votação da medida provisória que reestruturou os ministérios e desidratou as atribuições do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.
Entre as dificuldades na articulação com os deputados estava a liberação das emendas parlamentares, que chegaram na casa dos bilhões ao longo do mês de maio. Também há uma crise com os partidos que formam a base aliada do presidente, que não tem votado inteiramente com o governo.
A reunião de Lula e Lira terminou sem declarações à imprensa.