Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) se reúne em reunião fechada com o presidente Lula, na véspera da votação do PL das Fake News.| Foto: Joédson Alves/EFE
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma reunião reservada, na manhã desta terça-feira (2), com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio da Alvorada. O encontro, segundo aliados do governo, foi para tratar sobre articulação política e a votação do PL das Fake News no Plenário da Câmara.

A reunião com Lula ocorre após o presidente da Câmara criticar a articulação do governo no Congresso. Para Lira, o Executivo precisa melhorar sua "engrenagem política", consolidar uma base de apoio na Câmara, e fazer com que as "coisas andem".

O governo federal tenta aprovar projetos de seu interesse em tramitação no Congresso, como o projeto do novo arcabouço fiscal, e especialmente, o PL das Fake News. Além disso, o presidente Lula também acompanha a composição da CPMI do dia 8 de janeiro, que já foi criada e aguarda a indicação dos integrantes pelos líderes partidários. O governo quer aliados nos principais cargos da comissão: presidência e relatoria.

Publicidade

Outro tema prioritário para o governo na Câmara é o projeto do novo arcabouço fiscal – regra que substituirá o teto de gastos. A previsão é que esse texto seja analisado ainda neste mês na Casa, para, então, ser enviado ao Senado.

Ao final da reunião, que durou cerca de 40 minutos, Lira saiu sem falar com a imprensa. Ele participa logo mais de um almoço com líderes partidários para definir se o projeto continuará na pauta de votação ou não, a depender do número de votos.