Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou na manhã deste domingo (9) alguns locais atingidos pelas fortes chuvas das últimas semanas no estado do Maranhão.
Lula desembarcou no aeroporto de Bacabal por volta das 09h30. Ele fez um sobrevoo em municípios como Pedreiras e Trizidela do Vale, alguns dos mais afetados, ao lado do governador do estado, Carlos Brandão (PSB) e de ministros do governo.
Em postagens no Twitter, o governador maranhense disse que Lula visitou uma Paróquia na cidade de Bacabal onde estão alguns desabrigados pelas enchentes.
Em entrevista coletiva no início da tarde, Lula disse que foi fazer uma “visita de conforto” aos afetados pelas chuvas antes da viagem que fará à China, na próxima terça-feira (11). O presidente falou em necessidade de união entre os governos Federal, estadual e municipal na ajuda às vítimas das chuvas e aproveitou para criticar o governo anterior (de Jair Bolsonaro).
“Vocês sabem que nós acabamos de ter um governo que, ao invés de vir aqui ajudar o Flávio Dino (hoje ministro da Justiça, que até o ano passado era governador do Maranhão), ele brigava todo santo dia pela imprensa com Flávio Dino e não trouxe absolutamente nada para o estado do Maranhão, a não ser ofensa pessoal ao governador e, ofendendo o governador, estava ofendendo o povo do Maranhão”, disse Lula.
De acordo com informações da Agência Brasil, desde março já foram seis mortes registradas por causa das fortes chuvas no estado. Comunidades inteiras estão isoladas.
Chega a 7,5 mil o número de famílias desabrigadas e 35 mil foram afetadas pelas inundações nos 64 municípios do estado em situação de emergência