O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o presidente do Uruguai, o conservador Luis Lacalle Pou, num aceno à direita internacional, para acompanhá-lo na cúpula do G20 que o Brasil sediará em 2024. As informações foram divulgadas pela Agência EFE.
A afirmação foi feita nesta quarta-feira pelo ministro das Relações Exteriores uruguaio, Francisco Bustillo, em entrevista coletiva poucas horas depois de voltar de Brasília, onde se reuniu com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. "Isso é uma demonstração clara da percepção que o Brasil tem do que é o Uruguai e da importância que o Uruguai começa a adquirir hoje no cenário internacional", declarou Bustillo.
Na reunião realizada na terça-feira as partes discutiram o Mercosul, a modernização do bloco e o "desafio" de finalizar o acordo com a União Européia (UE). "O Brasil o colocou debaixo do braço e nos vê caminhando ao lado deles a favor desse acordo", enfatizou o ministro.
Em janeiro deste ano, o presidente Lula viajou ao Uruguai como uma forma de demonstrar que não pretende ignorar líderes de direita nas suas relações internacionais, conforme apontou a assessoria do Planalto.