O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vai visitar as áreas afetadas pelas chuvas no litoral de São Paulo nesta segunda-feira (20). O mandatário ressaltou que “todo o governo federal, através da Defesa Civil Nacional e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no auxílio às vítimas”.

“Amanhã irei para São Paulo visitar a região e acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia”, afirmou o petista no Twitter neste domingo (19). Até o momento, o governo paulista informou que foram registrados 19 óbitos, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas.

O presidente disse ainda que já conversou sobre a situação dos municípios com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), uma das cidades mais afetadas.

“Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia”, ressaltou o presidente.

O vice-presidente e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também prestou solidariedade às vítimas dos temporais. “Expresso minha solidariedade aos moradores do litoral norte de SP que sofrem transtornos e perdas em função das fortes chuvas. O governo federal, por meio da Defesa Civil Nacional e do Ministério Integração e do Desenvolvimento Regional, acompanha a situação e determinou o deslocamento do GADE, grupo de apoio a desastres, ao estado”, disse Alckmin no Twitter.