Ouça este conteúdo
Este conteúdo foi corrigido
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai propor que a 30ª edição da Conferência do Clima (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2025, seja realizada no Brasil, na região da Amazônia. A declaração foi dada nesta quarta-feira (16) durante a COP27, que ocorre no Sharm el-Sheikh, no Egito.
Segundo Lula, é importante que as pessoas que defendem a Amazônia conheçam a região e a realidade concreta dela. “Vamos falar com o secretário-geral da ONU [António Guterres] e pedir que a COP de 2025 seja feita no Brasil, na Amazônia”, disse. O presidente eleito irá se encontrar com Guterres nesta quinta-feira (17).
Nesta quarta, na COP27, Lula recebeu uma carta de compromissos comuns do consórcio de governadores dos nove estados da Amazônia Legal. Durante a entrega do documento, foi o governador do Pará, Helder Barbalho, que pediu ao presidente eleito que fizesse a proposta de realização da COP30 no Brasil à ONU.
Lula viajou para a COP27 a convite do presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi. Foi também convidado para integrar a comitiva do consórcio de governadores da Amazônia Legal. O presidente eleito do Brasil discursou nesta quarta e disse que o seu governo irá priorizar o combate às mudanças climáticas.
A primeira versão deste texto dizia que o Brasil se ofereceria para ser sede da próxima COP da ONU e não a de 2025. A Conferência do Clima ocorre anualmente e as sedes de 2023 e 2024 já estão definidas.
Corrigido em 17/11/2022 às 07:54