A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão nesta quarta (17), para participar da Cúpula do G7, terá uma série de reuniões bilaterais que vão discutir temas como combate às mudanças climáticas no planeta, guerra da Ucrânia, fortalecimento do sistema mundial de saúde e segurança alimentar, entre outros.
Lula embarcou de Brasília para a cidade japonesa de Hiroshima nas primeiras horas da manhã, em um voo que terá escalas no México e no Alasca antes de chegar ao Japão.
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula terá as primeiras reuniões bilaterais já a partir da chegada a Hiroshima, na noite de quinta (18) pelo horário de Brasília – manhã de sexta (19) no fuso japonês –, com os mandatários dos governos do Japão (premiê Fumio Kishida), da Índia (primeiro-ministro Narendra Modi) e da Indonésia (presidente Joko Widodo).
Já no sábado (20) ocorrem as reuniões temáticas do evento, e no domingo (21) uma cerimônia com chefes de Estado e de Governo no Memorial da Paz de Hiroshima.
Esta é a sétima vez que o governo brasileiro é convidado a participar da Cúpula do G7, que reúne as sete maiores economias do mundo – Japão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido.