Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Viagem à Washington

Lula volta ao Brasil com promessa de adesão dos EUA ao Fundo Amazônia

Lula EUA Fundo Amazônia
Anúncio oficial de intenção dos EUA aderirem ao Fundo Amazônia foi divulgado horas depois da reunião de Lula com Biden. (Foto: Andrew Harrer/ EFE / EPA / Bloomberg pool)

Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retorna ao Brasil neste sábado (11), após dois dias de viagem aos Estados Unidos, com a promessa de que o governo do país vai trabalhar com o Congresso americano para aderir ao Fundo Amazônia.

O ato foi anunciado pela Casa Branca na noite desta sexta (10) horas depois da reunião de Lula com o presidente Joe Biden. Segundo o comunicado do governo americano, Biden diz que vai “trabalhar com o Congresso para fornecer fundos para programas de proteção e conservação da Amazônia brasileira, incluindo o apoio inicial ao Fundo Amazônia, e para alavancar investimentos nessa região crítica”. (veja na íntegra)

O valor deste aporte inicial não foi divulgado, mas pessoas próximas ao presidente disseram ao jornal O Globo e à BBC Brasil de que será um montante de US$ 50 milhões (R$ 260 milhões).

O comunicado da Casa Branca também afirma que os dois presidentes vão reforçar as ações do Grupo de Trabalho Estados Unidos-Brasil sobre Mudanças Climáticas (CCWG), criado em 2015. “Eles decidiram instruir o CCWG a se reunir o mais cedo possível para discutir áreas de cooperação, como combate ao desmatamento e degradação, melhoria da bioeconomia, reforço da implantação de energia limpa, fortalecimento de ações de adaptação e promoção de práticas agrícolas de baixo carbono”, diz.

A viagem de Lula aos Estados Unidos durou dois dias e teve, ainda, reuniões com parlamentares de esquerda e líderes sindicais. Segundo a agenda oficial da Presidência da República, a comitiva chega à Brasília por volta das 20h10.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.