Ouça este conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, nesta quinta (27), com ministros e líderes do governo no Congresso para discutir os próximos passos de reformulação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e andamento da CPMI dos atos de 8 de janeiro.
Os assuntos devem ser discutidos em uma reunião às 10h, no Palácio da Alvorada, e ocorre um dia depois do presidente retornar da viagem à Europa, da série de exonerações promovidas no GSI pelo ministro interino Ricardo Cappelli e de instalação oficial da CPMI no Congresso. Lula disse, na última semana, que iria decidir principalmente sobre a reformulação do gabinete ao retornar da viagem.
As exonerações no GSI e a CPMI dos atos de 8 de janeiro estão diretamente ligadas, pois passaram a caminhar juntas após imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto mostrar agentes da pasta circulando entre os manifestantes que invadiram a sede do Poder Executivo. O fato fez o governo mudar o discurso e passar a apoiar a criação da comissão.
Entre os ministros confirmados para a reunião ministerial, estão Flávio Dino (Justiça), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil). Eles terão a companhia do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder no Congresso; senador Jaques Wagner (PT-BA), líder no Senado; e o deputado José Guimarães (PT-CE), líder na Câmara.