O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou que o discurso de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi "agressivo". Mello participou da cerimônia que reuniu ex-presidentes da República e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
"É costume o anfitrião receber com tapete vermelho os convidados, especialmente o dirigente maior do País. O discurso do empossado foi agressivo, em nada contribuindo para o almejado entendimento", disse o ex-ministro ao jornal O Globo.
No discurso de posse, Moraes defendeu as urnas eletrônicas, o processo eleitoral brasileiro e o combate à desinformação. O presidente Bolsonaro tem feito críticas recorrentes ao sistema eleitoral e questiona a segurança das urnas. Na semana passada, o ex-ministro, que se aposentou no ano passado, afirmou que votaria em Bolsonaro em uma eventual disputa de segundo turno com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessas eleições.
"Perderam as duas Instituições, o Tribunal Superior Eleitoral e a Presidência da República, perdeu esta sofrida República, perdeu o Brasil. Que tristeza. E fui, com muita dor, testemunha do nefasto acontecimento", concluiu Mello.