Ouça este conteúdo
A futura ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou nesta quinta-feira (22) que o presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues, vai presidir a Fundação Palmares a partir do ano que vem. “O convidado para a Fundação Palmares - que é uma conquista do povo afro-brasileiro e , como o presidente Lula falou, temos que ter esse compromisso - é João Jorge, para fazer um resgate da fundação”, disse a futura ministra. Já o historiador Márcio Tavares será o secretário-executivo da pasta.
O anúncio foi feito após o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciar a nomeação de mais 16 ministros. "A Fundação Palmares foi completamente depredada fisicamente e também na sua estrutura interna", acrescentou Margareth.
João Jorge é advogado e mestre em direito público pela Universidade de Brasília (UnB). Ele é ex-integrante do conselho da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). A Fundação Palmares foi presidida por Sergio Camargo durante parte do governo Jair Bolsonaro (PL). Camargo tentou uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições deste ano, mas não se elegeu.