Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Investigação

MEC demite diretor após operação contra fraude na compra de kits de robótica em AL

MEC
Alexsander Moreira era diretor de pasta responsável pela gestão do gastos com os kits de robótica que teriam sido superfaturados. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Educação oficializou nesta segunda (5) o diretor de apoio à gestão educacional da secretaria de educação básica, Alexsander Moreira, após a operação da Polícia Federal que apontou uma suspeita de fraude em licitação para a compra de equipamentos de robótica no estado de Alagoas.

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União (veja na íntegra), a demissão ocorreu na última quinta (1º/6), mas ainda sem indicar um substituto ao cargo.

As investigações da PF apontaram a existência de um grupo que teria desviado R$ 8,1 milhões da compra de kits de robótica entre os anos de 2019 e 2022 para 43 municípios alagoanos utilizando verbas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O esquema estava na mira do Tribunal de Contas da União desde 2022, quando o governo determinou a suspensão dos contratos. A operação da PF cumpriu 27 mandados de busca e apreensão em cinco estados, além de dois de prisão temporária em Brasília.

Um dos mandados de busca encontrou um cofre com R$ 4,4 milhões em dinheiro vivo na casa de um dos alvos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.