Pelo menos nove agentes militares devem ser ouvidos neste domingo (23) pela PF por conduta durante a invasão ao Palácio do Planalto.| Foto: GSI/reprodução
Ouça este conteúdo

Pelo menos nove agentes militares que fazem parte do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) prestam depoimento à Polícia Federal neste domingo (23) pela conduta durante a invasão ao Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. A determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), investiga a participação deles na contenção aos manifestantes, mostrada em imagens divulgadas na última semana.

Quatro militares chegaram pela manhã à sede da corporação, em Brasília, sem conversar com a imprensa, e outros cinco são ouvidos à tarde, segundo apuram a GloboNews e a CNN Brasil. Os nomes dos agentes não foram divulgados.

Em um primeiro momento, os militares são ouvidos na condição de testemunhas, mas podem passar a ser investigados a depender das declarações dadas à PF. Alguns deles já são alvos de apuração na sindicância interna aberta pelo GSI, que teve uma cópia do relatório enviada ao STF no sábado (22) pelo ministro interino Ricardo Cappelli.

Publicidade

A tomada de depoimentos dos militares cumpre uma determinação de Moraes emitida na sexta (21), que deu um prazo de 48 horas para que os agentes fossem ouvidos pela conduta durante a invasão à sede do Poder Executivo. Imagens vazadas à imprensa e que tiveram o sigilo suspenso mostram alguns deles circulando entre os manifestantes sem dar ordem de prisão.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]