O Ministério da Justiça e Segurança Pública deu início à Operação Posse Presidencial 2023. As ações tiveram início em 27 de dezembro, última terça-feira, e seguem até 2 de janeiro, próxima segunda-feira. A portaria foi publicada na edição desta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União. A posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está marcada para o próximo domingo, 1º de janeiro de 2023, em Brasília (DF).
Entre as ações previstas, o Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública, a qual dará apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas atividades de escoltas durante a operação no Distrito Federal.
De acordo com a medida, “o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”. A portaria foi assinada por Antonio Ramirez Lorenzo, que é o ministro da Justiça substituto do governo de Jair Bolsonaro (PL).